quarta-feira, 4 de abril de 2012

Portugal e o Futuro

Todos os dias de manhã penso na mentalidade portuguesinha. Mas só para me chatear. Não, não sou assim tão snob (nãaaa) que me ache superior a alguém, mas existe toda uma mentalidade que eu, simplesmente, nunca vou conseguir entender. E são tantas e tantas as tiny things que me esfrangalham os nervos que eu tive de me conter e optar por hoje (sim, um dia vou voltar à mesma tecla) falar do fenómeno da...Mania das Hierarquias!

É que eu já criei uma teoria de que as Hierarquias foram criadas porque houve um infeliz que veio do nada e um dia transformou-se em alguém apenas com o intuito de poder tratar os outros como lixo e mostrar esse poder à malta lá do bairro dele. Eu explico.

Na minha opinião (mas quem sou eu) as hierarquias numa empresa deviam servir para colocar em categorias a função de cada um. Cada um com responsabilidades (logo, regalias) diferentes conforme o cargo. Até aqui tudo bem... Até ao dia que a ideia chegou a Portugal! E cá...ai, cá... as coisas mudaram! Primeiro porque não há interesse em ter regalias com mais responsabilidade! Para?? Segundo, porque A regalia em Portugal é (desde o concurso televisivo 1,2,3)...um carro!

Hãaaa.... não há bem mais 'enlarge your p*...' do que um carro! Sim, aceito ser Director mas nunca sem carro! E não pode ser um carro qualquer: nunca vermelho, nunca de gaja, nunca normal ou sempre TDi, GT e afins, nunca com estofos em tecido, nunca sem GPS, nunca sem ter gasolina paga and so on. Com esta regalia vem outra coisa maravilhosa... o lugar de estacionamento. Sim, ele tem de existir para que o Sr. Director nunca perca oportunidade de prova porque raio lhe foi dada a 'regalia'... chegar à empresa a tempo de assinar aquele contrato que vai render milhoes!!! Sim, como nos filmes!! Em que no momento em que os parceiros japoneses estão prontos a ir embora, o Sr. Director abre a porta e tchatn-tchan!!!Que susto!! ainda bem que tinha o lugar reservado!!

Enfim, por aqui é assim.Todos os dias há uma amarga troca de palavras entre os directores pelo seu lugar. Ouvem se coisas como 'Eu só  nao quero chegar e ver que está um carro no meu sitio'. Uhh...isso nao! ou ' é uma regalia que me deram e agradecia que respeitassem'..uhhh, claro!! Isto sim, é coisa de pobre de espirito (ler teoria da conspiração umas linhas acima, sff).

E enquanto isso, eu estou realmente a trabalhar. . isto sim, é triste.

2 comentários:

  1. ès snob és, minha querida Catherine. Bem que te queres misturar com a populaça, mas não consegues..... > teu nariz fica sempre de fora. Mas és uma querida tu.

    ResponderEliminar
  2. obrigada inezoca! se tu não fosses do povo também eras uma querida, mas assim... :P

    ResponderEliminar